Porto Alegre Notícias - DEMAE - Perguntas frequentes

Link patrocinado

Temas

screenshot

(4 temas)

Rádio Continental 1120 (a superquente)

Principal  >  DEMAE  >  DEMAE - Perguntas frequentes

1. Onde buscar o atendimento comercial do Dmae? 


Pelo Fone 156, opção 2.



Pelo chat do Dmae, de segunda a sexta, exceto feriados, das 8h às 18h.  NOVO



Pelo e-mail dmae@dmae.prefpoa.com.br (ou via menu Serviços On-line no site www.dmae.rs.gov.br).



Nos Postos de Atendimento ao Cliente, de segunda a sexta, exceto feriados, das 8h30 às 16h30: 

Rua José Montaury, - nº 159 Bairro Centro

Rua Fernando Gomes, nº 183 – Bairro Moinhos de Vento

Rua Prof. Cristiano Fischer, nº 2402 – Bairro Partenon (Zona Leste)

Rua Aliança, nº 70 – Bairro Cristo Redentor (Zona Norte)



Posto de Exames e Projetos Hidrossanitários

Rua José Montaury, 159, 2º andar 

ATENÇÃO para o horário: segunda a sexta, exceto feriados, das 8h30 às 11h45min e das 13h30 às 16h30.


 

2. Como obter a segunda via da conta de água?



No site www.dmae.rs.gov.br, clique no banner 2ª Via Conta de Água, no lado direito da tela. Ou clique no menu Acesse Serviços on-line. 


Para solicitar a 2ª via da conta de outros períodos, acesse o menu Acesse Serviços On-line > sub-menu 2ª Via da conta, clique no campo indicado e preencha o formulário.


A 2ª via da conta também pode ser solicitada nos Postos de Atendimento ao Cliente e pelo Fone 156, opção 2.




3. Como solicitar revisão da conta?


3.1. Como solicitar revisão de consumo (leitura incorreta)?



Dirigir-se a um dos Postos de Atendimento ao Cliente para protocolar o pedido de revisão, ou ligar para o Fone 156, opção 2,  para fazer a solicitação. Em ambos, informar ao atendente os quatro números pretos que apareciam no mostrador do hidrômetro no momento em que você fez a leitura.




3.2. Como solicitar a revisão da conta (valor além da média)?



Se não for comprovado nenhum problema com a leitura, recomendamos investigar a existência de vazamento interno pois, conforme legislação vigente (Decreto 13.475), cabe ao usuário vistoriar as instalações hidráulicas particulares. Se for constatado vazamento oculto e o consumo for igual ou superior a 30% em relação à média dos três últimos meses, procurar um dos Postos de Atendimento ao Cliente. Levar os documentos comprobatórios do conserto realizado (nota fiscal de compra de material, ou declaração contendo a descrição do reparo) para análise e revisão do valor da conta. Caso se trate de condomínio, além da documentação acima, anexar ao pedido uma cópia da ata de eleição do síndico, documento de identificação e CPF. 




4. Como verificar valores e consumos de água e esgoto?


4.1. HISTÓRICO DE LEITURAS (CERTIDÃO DE CONSUMO): Acompanhe seu consumo, mês a mês.



4.2.   HISTÓRICO DE PAGAMENTOS (CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS): Verifique pagamentos, dívidas e parcelas de negociação. 


Para fazer a consulta é necessário ter em mãos o número do ramal de água.


Você também poderá fazer a verificação em um dos Postos de Atendimento ao Cliente ou pelo Fone 156, opção 2.





5. Como solicitar o parcelamento de dívidas de água?


Para efetuar parcelamento é necessário dirigir-se a um de nossos Postos de Atendimento ao Cliente, levando a cópia, juntamente com os originais, da seguinte documentação:


- Para o locatário: contrato de locação em vigência  (ou outro comprovante de residência atual), documento de identificação e CPF do locatário; 


- Imobiliárias e administradoras: Cópia do contrato de administração com a assinatura do proprietário ou responsável pelo imóvel, cópia do RG e CPF do proprietário ou responsável pelo imóvel, RG e CPF do mandatário.


- Para o proprietário: documento de propriedade do imóvel, documento de identificação e CPF do proprietário;


- Área verde: comprovante de residência (conta de luz, telefone, etc), documento de identificação e CPF do usuário responsável;


- Condomínio: ata de eleição do síndico, documento de identificação e CPF. Caso não haja condomínio registrado, apresentar autorização dos moradores (tipo abaixo assinado) em lugar da ata;


- Área em usucapião: petição inicial ajuizada, documento de identificação e CPF do requerente;  


- Imobiliárias e administradoras: cópia do contrato de administração com a assinatura do proprietário ou responsável pelo imóvel, cópia do RG e CPF do proprietário ou responsável pelo imóvel,  RG e CPF do mandatário. 


Esclarecemos, ainda, que outra pessoa poderá realizar a negociação. Para isto, deverá apresentar além dos documentos solicitados acima, cópia do seu documento de identificação e CPF, além de uma autorização do responsável pelo imóvel para tal finalidade. Pessoa jurídica deve anexar à documentação do imóvel cópia de CNPJ e contrato/estatuto social. O valor a ser pago a título de entrada deverá ser negociado com o atendente em ocasião de visita ao DMAE e o débito poderá ser dividido em até 60 (sessenta) parcelas, dependendo dos valores em atraso (parcela mínima: preços básicos).



Nos casos em que houver processo judicial, o usuário deve se dirigir à Procuradoria Municipal Especializada - PME (Rua 24 de Outubro, 200, bairro Moinhos de Vento). 





6. É possível obter a 2ª via de contas com débito automático?


Sim, para obter a 2ª via que se encontra com débito em conta, entre no menu Acesse Serviços On-line, clique no campo indicado e preencha o formulário.


Você também poderá obter a 2ª via que se encontra com débito em conta em um dos Postos de Atendimento ao Cliente ou pelo Fone 156, opção 2.




7. O Dmae envia por e-mail a 2ª de contas de água?


Sim, para obter a 2ª via por e-mail entre no menu Acesse Serviços On-line > sub-menu 2ª Via da Conta, clique no campo indicado e preencha o formulário. 

 



8. Como solicitar desligamento de ramal?


Para solicitar desligamento do ramal de água é necessário comparecer a um dos Postos de Atendimento ao Cliente, com cópia, juntamente com os originais, da seguinte documentação:


- Para o proprietário: documento de propriedade do imóvel, documento de identificação e CPF do proprietário;


- Área verde: comprovante de residência (conta de luz, telefone, etc), documento de identificação e CPF do usuário responsável;


- Condomínio: ata de eleição do síndico, documento de identificação e CPF. Caso não haja condomínio registrado, apresentar autorização dos moradores (tipo abaixo assinado) em lugar da ata;


Área em usucapião: petição inicial ajuizada, documento de identificação e CPF do requerente;  


- Imobiliárias e administradoras: Cópia do contrato de administração com a assinatura do proprietário ou responsável pelo imóvel, cópia do RG e CPF do proprietário ou responsável pelo imóvel,  RG e CPF do mandatário.  


Salientamos, ainda, que outra pessoa poderá fazer o pedido e para isto deverá apresentar, além dos documentos  acima citados, a cópia do seu documento de identificação, CPF e uma autorização do proprietário do imóvel. O custo do serviço pode ser consultado no site www.dmae.rs.gov.br menu  A Conta - informações > sub-menu Tarifas.



Obs.: Após a retirada do hidrômetro a água e esgoto deixarão de ser cobrados, sendo posteriormente enviada a cobrança de resíduo, caso haja até a data de execução do serviço. Esta atitude só deve ser tomada quando o prédio estiver desocupado e não houver mais interesse no suprimento de água.



Conforme artigo 52º da Lei Complementar 170/1987, para que seja feito o desligamento a pedido do usuário, o local a ser desabastecido deverá estar desocupado.




9. Como verificar se o imóvel está com excesso de consumo de água?



Recomendamos investigar a existência de vazamento interno, pois conforme legislação vigente (Decreto 13.475), cabe ao usuário vistoriar as instalações hidráulicas particulares. Se for constatado vazamento oculto e o consumo for igual ou superior a 30% em relação à média dos três últimos meses, procurar um dos Postos de Atendimento ao Cliente. Levar os documentos comprobatórios do conserto realizado (nota fiscal de compra de material, ou declaração contendo a descrição do reparo) para análise e revisão do valor da conta. Caso se trate de condomínio, além da documentação acima, anexar ao pedido uma cópia da ata de eleição do síndico, documento de identificação e CPF. 


Veja dicas de uso racional da água no menu Informações - Água > sub-menu Uso Racional.




10. Como solicitar ligação de água?


Para solicitar ligação de água é preciso comparecer a um dos Postos de Atendimento ao Cliente levando a cópia e os originais desta documentação.


Esclarecemos, ainda, que outra pessoa poderá solicitar a ligação. Para isto, deverá apresentar: os documentos solicitados, cópias do seu documento de identificação e do CPF, e uma autorização do responsável pelo imóvel para tal finalidade. Caso haja outra ligação no local, esta não pode ter débitos. O usuário deve ter em mãos os originais para que o atendente confira a documentação. Os formulários para autorização e croqui encontram-se disponíveis para impressão no  site www.dmae.rs.gov.br menu A Conta - Informações > sub-menu Ligação  de Água, e o custo do serviço pode ser consultado no sub-menu Tarifas.  




11. Como solicitar ligação de água para iniciar construção?


 Consulte a documentação descrita no item VII, clicando aqui


 

12. É possível alterar a data de vencimento da conta de água?


Para alterar a data de vencimento da conta de água acesse o menu Acesse Serviços On-line > sub-menu Alteração de Vencimento de Conta. Siga as instruções, clique no campo indicado e preencha o formulário.


O vencimento da conta pode ser alterado para até nove dias posteriores à data original do vencimento. Você também poderá ligar para o Fone 156, opção 2, ou ir até um dos Postos de Atendimento ao Cliente.




13. É possível alterar o endereço da entrega da conta de água?


Para alterar o endereço da entrega da conta de água, acesse o site www.dmae.rs.gov.br, menu Acesse Serviços On-line. Siga as instruções, clique no campo indicado e preencha o formulário.


O endereço da entrega da conta pode ser solicitado pelo Fone 156, opção 2, ou em um dos Postos de Atendimento ao Cliente. 




14. Como solicitar a conta de água em braille?


Para solicitar a conta de água em braille, acesse o site www.dmae.rs.gov.br, menu Acesse Serviços-on line. Siga as instruções, clique no campo indicado e preencha o formulário.


Todo o mês será enviada uma fatura a tinta com código de barras, e um demonstrativo da mesma fatura em braille.


Esse serviço também pode ser solicitado pelo Fone 156, opção 2, ou em um dos Postos de Atendimento ao Cliente. 




15. Como posso tirar dúvidas sobre a conta de água?


Para tirar as dúvidas sobre a conta de água, acesse o site www.dmae.rs.gov.br, menu Acesse Serviços On-line. Siga as instruções, clique no campo indicado e preencha o formulário.


Este serviço também pode ser solicitado pelo Fone 156, opção 2, ou em um dos Postos de Atendimento ao Cliente.





16. Como posso tirar dúvidas sobre Processos/Protocolos?


Para tirar dúvidas sobre Processos/Protocolos, acesse o site www.dmae.rs.gov.br, menu Acesse Serviços On-line. Siga as instruções, clique no campo indicado e preencha o formulário.


Este serviço também pode ser solicitado pelo Fone 156, opção 2, ou em um dos Postos de Atendimento ao Cliente. 




17. Como posso excluir de Débito Automático?


Para excluir sua conta de débito automático, acesse o site www.dmae.rs.gov.br, menu Acesse Serviços On-line. Siga as instruções, clique no campo indicado e preencha o formulário.


Este serviço também pode ser solicitado pelo Fone 156, opção 02, ou em um dos Postos de Atendimento ao Cliente. 




18. Como registrar uma reclamação quanto à Entrega de Contas?


Para registrar sua reclamação quanto à entrega de contas, acesse o site www.dmae.rs.gov.br, menu Acesse Serviços On-line. Siga as instruções, clique no campo indicado e preencha o formulário.


Este serviço também pode ser solicitado pelo Fone 156, opção 2, ou em um dos Postos de Atendimento ao Cliente. 




19. Como atualizo meus dados cadastrais?


 


Para atualização de dados cadastrais, bem como inclusão de seu nome na conta de água, comparecer a um dos nossos Postos de Atendimento ao Cliente, com a seguinte documentação:


·       Pessoa física: documento comprobatório de posse ou propriedade do imóvel, RG e CPF, além de uma conta de água. Caso deseje mais informações sobre a documentação necessária, entre em contato conosco pelo telefone 156, opção 02 ou pelo e-mail dmae@dmae.prefpoa.com.br.


·       Pessoa jurídica: Para empresas, além de documentação de propriedade ou posse do terreno, trazer contrato social, RG e CPF do diretor ou presidente. Para condomínios, trazer a ata de eleição do síndico, bem como RG e CPF deste. Nos dois casos, trazer uma conta de água.




20. Como é feito o cálculo do valor da conta de água?


Entenda a fórmula de cálculo para a conta consumo:

 

FÓRMULA DE CÁLCULO DO SERVIÇO DE ÁGUA:

 

1ª faixa - consumo mensal de até 20m³ de água: PB x (C/E) x E

                                                                                                           

2ª faixa - consumo mensal entre 21m³ e 1.000 m³:

                                                         1,43577

                        [PB x 0,2711 x (C/E)             ] x E


Obs.: quando o ramal de água atende apenas 1 economia, desconsidera-se a fração após a vírgula. Se o ramal atende várias economias, considera-se até 4 dígitos após a vírgula.


3ª faixa - consumo mensal acima de 1.000m³: PB x (C/E) x 5,5 x E


onde  PB = preço básico (R$/m³)

             C  = consumo mensal de água (m³)

             E  = número de economias




FÓRMULA DE CÁLCULO DO SERVIÇO DE ESGOTO:



A remoção de esgotos é calculada pela fórmula PB x C x 0,8:


PB = preço básico (R$/m³)

   C = consumo mensal de água (m³).

                          

O valor encontrado, somado ao cálculo do valor de água, resultará no total da conta.


Base legal: Lei Complementar 170, de 1987.

Para imprimir
Indicar a um amigo
Votos:3 Média:10.00
Índice
DEMAE
Próximo
DEMAE - Lista dos serviços prestados


 
Aulas Grátis

Aulas de Inglês Grátis


Aulas de Italiano Grátis

Aulas de Francês Grátis

Aulas de Alemão Grátis

Aulas de Português Grátis

Aulas de Espanhol Grátis

Aulas de Latim Grátis
 

 







Visite o Canal Estudando Línguas e Temas Diversos (Powered Leco) e assista nossas videoaulas




Topo da Pagina